Bem vindos

Obrigada pela visita. Sintam se a vontade para: comentar, dar dicas, trocar experiências...
Espero poder contribuir na caminhada de todos os leitores, assim como tenho recebido contribuições na minha busca pelos meus objetivos.

domingo, 6 de outubro de 2013

História de métodos para emagrecer é cheia de ideias repetidas e de baixa eficácia

            Olha só que interessante essa reportagem que saiu na folha de São Paulo, nada que já não saibamos, mas mesmo assim interessante! Um breve histórico de como as dietas mudam e a cada dia surge uma nova solução milagrosa para todos nossos problemas! Fiquei curiosa com o livro, parece bem interessante!  "A Tirania das Dietas", da britânica Louise Foxcroft, historiadora da medicina com doutorado pela Universidade de Cambridge. Em resumo: faz séculos que as dietas são sempre as mesmas --e faz séculos que não funcionam. 
Não é muito animadora a mensagem do livro
"É uma história de repetição e, em parte, de novidades cosméticas. As mesmas ideias são reempacotadas e requentadas", disse Foxcroft em entrevista por telefone à Folha. "Um exemplo são as dietas ricas em proteína e com poucos carboidratos."
Nessa seara, o atual astro é o médico francês Pierre Dukan, que diz ter criado seu método ao recomendar a um paciente que comesse tanta carne magra quanto desejasse e bebesse bastante água.
Reportagem na Integra: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/10/1349877-historia-de-metodos-para-emagrecer-e-cheia-de-ideias-repetidas-e-de-baixa-eficacia.shtml

7 comentários:

  1. Quero ler! Falei sobre isso esses dias, incrível a quantidade de dietas que aparecem, sábado, enquanto aguardava no caixa do supermercado li uma manchete, na "Veja", dizendo: "Chocolate - pode comer sem culpa", até comentei com meu marido, aposto que é mais uma dessas pesquisas pagas pelas grandes indústrias para alavancar as vendas do chocolate...hoje em dia, desconfio de tudo!

    beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Essas coisas a gente já sabe, mas é sempre bom lembrar!!!!!! O que mais me impressiona nessas dietas é que muitos ainda insistem em chamar de reeducação alimentar. Um perigo confundir as duas coisas!

    ResponderExcluir
  3. Super concordo com tudo que a Bruxa do 203 falou no comentário acima. Sempre importante o máximo de informação. E como vc disse no comentário do meu post sobre AF, está sendo magnífico ver a AF por esse novo ângulo!!! Um bjo e linda semana

    ResponderExcluir
  4. Não existe dieta milagrosa mesmo!
    O que funciona é a dupla RA + AF!!!
    E boas fontes de informação sempre ajudam!
    Bjs e uma linda semana! =)

    ResponderExcluir
  5. gostei da dica! Interessante ver que é um problema de origem histórica!

    Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. sempre as mesmas dietas..
    mas reeducação é bom.. como é.. bjs

    ResponderExcluir

um incetivo, um puxão de orelhas...
Obrigada pela presença!

Quer ler um post mais antigo? Pesquisa aí:

Compromisso Pessoal

Compromisso Pessoal