Bem vindos

Obrigada pela visita. Sintam se a vontade para: comentar, dar dicas, trocar experiências...
Espero poder contribuir na caminhada de todos os leitores, assim como tenho recebido contribuições na minha busca pelos meus objetivos.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O que fazer com a pele que ficou sobrando?

               Buenas meu povo? Como vamos? Finalmente acho que entrei nos eixos, depois de  tantas tempestades, um momento de calmaria na minha vida. Emprego novo, estagio obrigatório da faculdade na academia do  Hospital de Clinicas de Porto Alegre, TCC encaminhado. Acho que agora vai... Hehehee
            Tava conversando com uma amiga que emagreceu um monte e ficaram aquelas peles sobrando, (pelo menos esse problema eu não tenho), então fui pesquisar quais as estratégias e soluções para o problema e achei  esse  texto aqui bem interessante. 

                                                              A causa da “pele flácida”
           
         Na minha opinião, a pele caída é provavelmente causada por dietas drásticas que sacrificam grandes quantidades de suporte muscular, ou massa magra. Até mesmo dietas menos severas e perda de peso de cirurgia bariátrica podem resultar em uma grande quantidade de perda de músculo. Talvez futuras pesquisas mostrem uma relação entre perda de massa magra e dieta com o desenvolvimento de pele redundante.
           Por enquanto, aqui vai um exemplo para ilustrar como a perda de músculo dirante a dieta pode causar a pele caída, solta, ou flácida. Vamos dizer que você comece com um peso corporal de 52Kg, com um corpo em forma, mas você gradualmente ganha 45Kg de gordura. Você então faz um dieta drástica e faz uma cirurgia de estômago e rapidamente perde 45Kg.
No entanto, vamos dizer que nem tudo que você perdeu era gordura. Talvez 20% do total do peso foi múscular. Isso não é incomum em uma dieta drástica, e muitas pessoas perdem muito mais músculo do que isso durante essas dietas. De fato, se você ficar em jejum de apenas água, 60% do peso perdido seria de músculos.
E, por que músculos podem rapidamente ficar desidratados e sacrificar proteína para fornecer energia adicional para o corpo, a perda muscular aumenta se você é mais ativo durante uma dieta muita severa. Mas vamos nos ater aos modestos 20% de perda de massa, por exemplo.
Agora, depois da dieta severa, você retornou ao peso inicial de 52Kg, mas a composição interna do seu corpo foi alterada. Você tem 9Kg a menos de músculos, e 9Kg a mais de gordura, mesmo que você pese o mesmo que antes! O percentual do seu peso que é gordura agora está maior do que anteriormente.
Você esperaria que o seu corpo ficasse em forma e firme nessas circunstâncias, como um percentual a mais de gordura? NÃO! Com 52Kg, partes do corpo que continham apenas músculo agora estão com uma grande quantidade de gordura e pele solta. quilo por quilo, gordura tem mais volume do que músculo, esticando ainda mais a pele que começa a ficar solta. Continuar com a dieta apenas aumentará o problema já que reduzirá a massa muscular. Até pior, se o seu peso baixar do ponto saudável inicial, você estará fino e coberto por pele flácida!
Agora, imagine o efeito de perder vários kilos de peso corporal, e a sua perda de massa muscular for algo em torno de 40-50% da perda. A pele flácida será mais volumosa e começará a ser um problema enorme. Remoção da “Pele Flácida” por meios não cirúrgicos. Para eliminar e previr a aparência flácida que fica do excesso de gordura corporal decorrente da perda de peso, sem apelar para métodos cirurgicos, você deve mudar a sua composição corporal, não apenas perder peso. Isso significa prestar atenção para o seu percentual de gordura e músculo. Evitar a perda de massa magra enquanto estiver na dieta para perder gordura irá melhorar a sua aparência drasticamente.
                “Eu perdi 4,5Kg em uma semana!” Quantas vezes vemos tais propagandas de perda de peso? Todo mundo quer resultados rápidos. Mas mesmo que você consiga perder 4,5Kg em uma semana, a verdadeira pergunta é qual tipo de peso você perdeu? Músculo? Gordura? Imagine descobrir que você perdeu 4Kg de músculo e apenas 0,5Kg de gordura em uma semana! Esse é o pequeno segredo da perda rápida de gordura. Agora imagine o choque psicológico de descobrir que após perder 45Kg durante um ano, você precisa recuperar 34Kg deles dos músculos perdidos. A solução rápida de perda de peso não é o método que vale mais a pena.
Quase todo mundo que faz dieta teve um rápido aumento de peso após terminar a dieta. Esquecendo o ganho de gordura por voltar aos hábitos antigos, muitas pessoas não percebem que recuperaram peso para reabastacer os músculos perdidos durante a dieta. Eles na verdade parecem e senten-se melhor – menos desfigurados e com menos pele flácida – depois de recuperar esse peso em massa muscular. Então, como ocorre a perda muscular durante a dieta?
                Durante a dieta, um processo chamado gliconeogênese (que significa nova fonte de glicose) utiliza músculo e gordura corporal para fornecer a energia que não é fornecida pela comida. Para cada kilo queimado durante a gliconeogênese, 60% é proveniente de músculos e 40% de gordura. Vince cinco porcento de peso corporal reduzido numa dieta de muito poucas calorias (400-800 calorias) é na verdade músculo e tecidos de suporte (Saris, "Very-low-calorie diets and sustained weight loss," Obesity Research, 2001). Na minha opinião, a melhor forma de evitar a perda de músculos em uma dieta é fornecendo uma quantidade de calorias diárias igual à taxa de manutenção metabólica, que é mais ou menos 1200 a 1800 calorias para a maioria das pessoas.
Por que a pele fica às vezes com a aparência de que estivesse pendurada depois de perder uma grande quantidade de peso? Por que nem todos que perdem peso tem esse problema? Por que vemos pele flácida mesmo em pessoas que perderam muito menos peso? Qual é a diferença entre essas pessoas que faz com que algumas sofram com a flacidez da pele, e aqueles que perderam peso peso e completamente, or parcialmente, evitaram esse problema?




 

10 comentários:

  1. Lualis, sabe que sempre tenho a preocupaçao quando emagreço é de não ficar com o rosto flacido! Mas, realmente a sobra de pele é um problema pra quem elimina muito peso, nao tem exercicio que de jeito.
    Beijos sucesso no teu novo trabalho e no tcc

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu não tive problemas com pele a mais, impressionante. E já tenho 50 anos. Talvez seja porque emagreci lentamente, né ? Beijo, belo post.

    ResponderExcluir
  3. Eu to emagrecendo devagar.. e a pele ta vindo junto.. não ta sobrando por enquanto...

    ResponderExcluir
  4. Em outras épocas já fiquei com a pele prejudicada por emagrecimento, mas nunca a esse ponto.

    ResponderExcluir
  5. com a pele ke me sobra dá pra abrir um curtume..rs.. bjokas lindeza e ótimo fds

    ResponderExcluir
  6. q bom q se reencontrou.
    pois é, por isso q a alimentação tem q ser saudável e malhar sempre.
    aí fica tdo certo!

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  7. Muito exercício e pouca pressa! São a solução pra pele nem chegar a sobrar! X)

    ResponderExcluir
  8. Estamos em sintonia Lu!!!
    reeducação alimentar e atividade física, principalmente a musculação, são essenciais e claro, paciência para esperar os resultados.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  9. oie... vx!!!!!!
    esse texto encaixou perfeitamente p mim...aiai...

    bjnhus

    ResponderExcluir
  10. Tb acho isso, que emagrecimento muito rápido pode favorecer a flacidez e muuuuito. Nesse processo, temos que ter uma paciência e disciplina, sei que é beeem complicado, mas não impossível, né??? Um bjo e boa semana. Adorei a matéria

    ResponderExcluir

um incetivo, um puxão de orelhas...
Obrigada pela presença!

Quer ler um post mais antigo? Pesquisa aí:

Compromisso Pessoal

Compromisso Pessoal