Bem vindos

Obrigada pela visita. Sintam se a vontade para: comentar, dar dicas, trocar experiências...
Espero poder contribuir na caminhada de todos os leitores, assim como tenho recebido contribuições na minha busca pelos meus objetivos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

4 Erros que atrapalham a sua dieta


Quando o assunto é emagrecer, algumas atitudes fazem grande diferença na balança
É comum encararmos inúmeros sacrifícios para atingirmos o peso ideal. No entanto, quando essa meta não é alcançada, vale observar pequenas condutas que costumamos adotar no dia a dia. A seguir, confira o que pode pôr a perder a sua dieta, bem como,  algumas dicas para se livrar delas. 

1. Consumir "besteiras" o tempo todo

Não há problemas em comer uma fruta ou um petisco entre uma refeição e outra. O que atrapalha é o excesso de guloseimas, sobretudo as calóricas, como por exemplo, os salgadinhos industrializados e refrigerantes, que, em comum,  dificultam qualquer plano de emagrecimento. "Uma dieta saudável, deve incluir 5 ou 6 refeições leves por dia. Mas, se ainda assim houver a necessidade constante de consumir ''''algo mais'''' entre elas, significa que a alimentação principal não saciou como deveria", adverte Marcela Knibel, nutricionista do SPA Hamonya Senior, no Rio de Janeiro.

Para fugir dessas tentações, a especialista sugere que se acrescente mais fibras na dieta. "Alimentos fibrosos satisfazem mais rápido e por mais tempo. Assim, o arroz integral, legumes e vegetais são muito bem vindos", recomenda.

Se mesmo com a ajuda das fibras, a fome insistir em aparecer nos intervalos, aposte em lanchinhos magros. "Nozes, gelatinas light, cenoura crua picadinha e chá verde  são opções leves que vão ajudar a despistar a fome", completa a nutricionista.

2. Se alimentar muito rápido

Ao comer um alimento às pressas, você ingere ar em excesso, o que leva ao inchaço do estômago. E mais: como o cérebro precisa de, ao menos, 20 minutos para receber a mensagem de saciedade, você acaba comendo em demasia. Alguns estudos comprovam, sobretudo, que uma mulher que come sua refeição em 30 minutos consome 10% menos calorias quando comparada àquelas que devoram tudo em apenas 10. Na prática, esses números podem fazer uma grande diferença ao longo de um ano.

A solução é diminuir o ritmo. Caso o menu seja um sanduíche, por exemplo, evite usar as mãos, munindo-se de talheres, o que ampliará a duração da refeição. "Depois de levar a comida à boca, descanse os utensílios enquanto mastiga", orienta Knibel.  

3. Comer quando está de mau-humor
Com os nervos a flor da pele, muitas pessoas se voltam para o consumo de  carboidratos, que facilitam a entrada de triptofano no cérebro, este aminoácido estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Resultado: o humor melhora por alguns momentos; o ganho de peso, porém, tende a ser mais duradouro.
Para fugir dessa cilada, procure atividades que fazem esse papel sem que para isso você precise absorver calorias. Fazer uma caminhada, assistir a uma comédia ou simplesmente sair com uma amiga podem promover um estado de ânimo mais leve e prazeroso.


4. Extrapolar nos sábados e domingos

Um fim de semana de descuido é capaz de jogar 5 dias de dieta regrada pela janela. A saída? Crie estratégias. Fazer um lanche antes de ir a uma festa ou evento e, numa balada, oferecer-se para ser a motorista da turma  são  práticas inteligentes que ajudam você a consumir um menor número de calorias. Afinal, são docinhos de festa e bebidas alcoólicas (ricos em calorias!!!) que você deixa de ingerir. "Para quem não consegue passar incólume, apenas prove as tais guloseimas. Quanto às bebidas, fuja das industrializadas e opte pelas naturais, que são mais saudáveis e menos calóricas", aconselha a 



Um comentário:

  1. Também ajuda por no papel o que você "desviou" da dieta: se vc não anotar, vc até se esquece de que consumiu aquilo e depois não vai saber porque não está emagrecendo!

    Como infelizmente não sei viver sem refri no almoço ( :S ), tomo consciente de que os 2 copos estão indo junto com umas 160-180 calorias!

    E eu sei que é errado beber enquanto almoça, mas não consigo comer sem algo para beber tbm.

    ResponderExcluir

um incetivo, um puxão de orelhas...
Obrigada pela presença!

Quer ler um post mais antigo? Pesquisa aí:

Compromisso Pessoal

Compromisso Pessoal