Bem vindos

Obrigada pela visita. Sintam se a vontade para: comentar, dar dicas, trocar experiências...
Espero poder contribuir na caminhada de todos os leitores, assim como tenho recebido contribuições na minha busca pelos meus objetivos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Celulite, esse mito besta...

                Gurias, deem uma olhada nesse texto da Marília Coutinho. Simplesmente fantástico, ela desmitifica um pouco as questões estéticas da industria da beleza. Quem tiver interesse recomendo ler o resto da serie açougue, que ela publicou. Um texto melhor que o outro e nos fazem refletir muitas questões. Bjos
“Minha bunda é horrível, cheia de celulite”
Você já teve micose? Gastrite? Laringite? Otite? Conhece alguém com diabete? Artrite? Artrose? Os sufixos “ose” e “(vogal)te” são utilizados no jargão técnico das ciências médicas para designar patologias ou morbidades. Infecções e inflamações. Doenças. Desordens.
Em 1978, Nürnberger e Müller publicaram um artigo intitulado “A assim chamada celulite: uma doença inventada” (Nürnberger & Müller 1978). Tentemos evitar o labirinto epistemológico segundo o qual toda a descoberta é ou contém uma invenção. Neste caso, “invenção” se refere a ficção: uma doença que não existe.
Pois é, celulite é uma não-doença com nome de doença, que atrai bilhões de dólares para seu “tratamento”. O termo nem existia até 1920 e começou de fato a ser usado no final dos anos 1960. A partir daí, a celulite ganhou a mídia, a atenção da medicina estética e o imaginário aterrorizado de bilhões de mulheres adultas.
Celulite é uma condição normal de quase toda mulher pós-púbere. Ocorre em todas as etnias, em mulheres magras e gordas, altas e magras e de qualquer idade adulta. Trata-se de uma herniação da gordura subcutânea pelo tecido conectivo fibroso, formando ondulações visíveis. Suas “causas” são tão relevantes como as “causas” do crescimento do cabelo. Em geral, consideramos racional buscar as causas para o não-crescimento do cabelo, isso sim inesperado em condições saudáveis. Ou para a não-transparência da unha, ou para a não-ocorrência de cílios nos olhos. A busca de “causas” para a celulite não é impulsionada por questões do reino das ciências da saúde. É exibida assim para o público num recurso retórico persuasivo para o que de fato é pesquisa industrial do ramo da cosmética e medicina estética. “R&D” (research and development, pesquisa e desenvolvimento) de um segmento que já lucra muito, mas lucra mais ainda se der uma aura de legitimidade clínica à sua pesquisa e produtos: “a cura da celulite” (Barclay 2008).
Claro que ajuda muito se as supostas vítimas da não-doença forem levadas ao desespero e, mais ainda, se forem levadas a considerar sua condição uma doença merecedora de cura. O coquetel está feito: a mulher não apenas é feia por ter celulite, mas é também doente.
A construção da celulite como feiúra tem uma certa relação com a bonequinha que eu propus que a leitora tentasse colocar de pé. Ela não tem celulite (e também não fica em pé). Superfícies plásticas são assim. Pele de mulher não: tem celulite. Praticamente toda mulher. Só isso já deveria ser evidência suficiente de que algo de podre no reino da formolatria está por baixo dessa feiúra (Kite 2013, Merkin 2007).
Assim, sua bunda com celulite não tem nada de feia. Ela é uma bunda saudável como praticamente todas as demais bundas de todas as mulheres e de um certo número de homens também. Feia é a mentira criada pelo marketing formolátrico que abusa de mulheres indefesas contra este bombardeio ideológico munido de bundas fotografadas e photoshopadas para que você acredite que o saudável é o plástico.

8 comentários:

  1. ja foi o tempo ke eu ligava pra celulite..rs.. hj só ligo pro ke vai fazer diferença na minha vida.. o resto é só resto..rs.. bjkas lindeza e amei o texto

    ResponderExcluir
  2. Ou Lualis...quanto tempo...
    Adorei o texto...e é a mais pura verdade...até bebê já nasce com celulite...até a modelo mais magra tem celulite.Existe outras coisas que as pessoas precisam cuidar com relação a saúde, mas infelizmente é a estética que chama a atenção primeiro.Bjuss

    ResponderExcluir
  3. quando me hidrato bem, noto nitidamente que ela dá uma "aliviada", quando me alimento mal, ela fica muuuuito marcada, mas nem ligo, de qualquer forma... acho que para mulher não ter celulite... nem sei se tem como! então, o negocio é relaxar! bjuuuus!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que algumas partes do meu corpo que tem celulite me incomoda, principalmente nas coxas. Mas nunca gastei um tostão para "me tratar". Não sou neurótica, graças a Deus.
    Bejos

    ResponderExcluir
  5. Uma excelente abordagem, parabéns. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Caracas!!!
    Eu poderia usar esse texto como legenda de minhas fotos de biquine... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    LUALIS ROSA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ZOMBIS, EXCALIBUR, DJANGO, MASTER AND COMMANDER, LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC…

    José
    Ramón...


    ResponderExcluir
  8. Celulite é cruel, elas existem em todas nós. O photoshop é que esconde elas Rs. Me importo com elas, mas o máximo que cuido é fazer manter uma alimentação saudável, e sempre passar meus hidratantes massageando a pele apos o banho.
    Bjos
    TataFerr Blog de Beleza e Saúde

    ResponderExcluir

um incetivo, um puxão de orelhas...
Obrigada pela presença!

Quer ler um post mais antigo? Pesquisa aí:

Compromisso Pessoal

Compromisso Pessoal