Bem vindos

Obrigada pela visita. Sintam se a vontade para: comentar, dar dicas, trocar experiências...
Espero poder contribuir na caminhada de todos os leitores, assim como tenho recebido contribuições na minha busca pelos meus objetivos.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Algumas considerações sobre o açucar...

Bom dia reproduzindo um texto muito bom que encontrei sobre o açucar branço.

Por: Dr.Marcio Bontempo

           Até cerca de 300 anos atrás a humanidade não usava aditivos doces na sua dieta ordinária. Os povos antigos, civilizações passadas, brilhantes exércitos não conheciam o famoso aditivo doce.
O mel era usado eventualmente, mais como remédio. Este processo histórico prova que o açúcar branco é desnecessário como alimento. Foi só a partir dos dois últimos séculos que o açúcar começou a ser produzido e consumido de forma cada vez mais intensa.
Com a sofisticação da técnica, purificou-se mais ainda o açúcar de cana retirando-se dele apenas a sacarose branca. Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar. 
O açúcar branco é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos desconhecidos em sua maioria sendo que aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde.
Devemos considerá-lo como um produto quimicamente ativo, pois, sendo o resultado de uma síntese química e um produto concentrado.
Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc., resta apenas o carboidrato, pobre, isolado, razão pela qual devemos considerar o açúcar como um produto químico e não um alimento.

                                                  O corpo humano não necessita de açúcar branco.

                 O que é realmente necessário é a glicose, ou seja, a menor partícula glicídica dos carboidratos.
A glicose, por sua vez, é importante para o metabolismo, pois produz energia ao ser queimada.
Embora se diga que é açúcar é energia?, sabemos bem que a citação é apenas modesta, pois, na verdade, deveríamos dizer que "açúcar é superabundância de energia química concentrada" e eis aí o problema: açúcar é sempre excesso de energia, além das necessidades reais, e este excesso tende a depositar-se, a exigir trabalho orgânico extra, a diminuir o tempo de vida, pois a célula só usa o que necessita, todo o resto passa a "estorvo" metabólico.
Outro fato importante é que, ao consumir um produto extremamente concentrado, isolado, exigiremos do organismo uma complementação química.
Por exemplo, vai exigir muito cálcio e magnésio do metabolismo e das reservas; ele rouba os nossos depósitos de um modo diretamente proporcional a quantidade ingerida. Podemos dizer então que o açúcar é descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante e empobrecedor metabólico.

                         Açúcar não é alimento mas um poderoso "antinutriente", um grande ladrão.

             Razão pela qual Willian Dufty, em seu mais que consagrado livro sobre o açúcar, o "Sugar Blues", considera-o como uma droga doce e viciante que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização?.
Seus efeitos nunca são imediatos, mas lentos, acumulativos, insidiosos, drenando a saúde aos poucos.
O consumo da droga doce vem aumentando nos últimos anos.  Se levarmos em conta que não necessitamos de açúcar, tudo o que se consome é excessivo, supérfluo, além do que o corpo precisa.
Lembramos que 100 por cento dos carboidratos (farinhas, cereais, açúcar das frutas, etc.) transformam-se em glicose, 60 por cento das carnes ingeridas e até mesmo 15 por cento das gorduras e óleos também se convertem em glicose; é assim que normalmente mantemos as necessidades bioquímicas do corpo.
Isso explica por que povos antigos não necessitavam de açúcar extra. Se julgarmos que açúcar é essencial, então devemos ter como certo que cada viking, mongol, huno, árabe, grego ou romano deveria consumir cerca de 300gr por dia de um açúcar que naquelas épocas absolutamente não existia.
Os conhecimentos e conceitos científicos, principalmente em nutrição, têm sido manipulados, truncados e adulterados.
               Devemos entender que a alimentação comum, sem aditivos doces, contém quantidades suficientes de glicose que são armazenadas no fígado sob a forma de glicogênio; em situações de necessidade essas reservas de energia são mobilizadas e entram na circulação sanguínea.
Hoje, ingerimos mais "energia" do que precisamos. Paradoxalmente, quem come muito açúcar fica dependente organicamente do mesmo e tende a ter menos força.
Grandes consumidores de açúcar geralmente são fracos, *astênicos (*Caracterizado por constituição esbelta e desenvolvimento muscular fraco; ectomórfico.), que não podem fazer quase nada sem usar um pouco de doce. Aqui, num dos maiores produtores de açúcar do mundo, (Brasil) consomem-se cerca de 200 g por dia - por pessoa, o que é pouco comparado aos EUA: 400 g em média, por dia. É claro que somos obrigados a falar em termos de média de consumo, pois existem aqueles que não usam nada, até grandes viciados que usam perto de 1000 g diárias e até mais. Mas um povo como o nosso, usando 200 g diárias per capita consome cerca de seis quilos por mês, o que admite 72 quilos por ano, e tudo isso além das necessidades metabólicas, geralmente ingeridos por puro "prazer", ou seja: docinhos, chocolates, sorvetes, tortas, pudins, sucos ultra-açúcarados etc.

5 comentários:

  1. acho que se eu não conhecesse o sabor do açucar seria infinitamente mais facil viver sem ele..kkkkk.. mas adoro tanto!!!
    bjokas lindeza e uma ótima segunda

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Luális. Venho tentando eliminar o açúcar da minha vida e da minha família, mas não é fácil. Em casa, só usamos o mascavo, em tudo....no suco, no bolo, no café...Mas é só beber qualquer coisa fora de casa que lá está ele, o branquinho maldito. O meu sonho é chegar a adoçar os alimentos apenas com mel...um dia!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, é difícil tirar o costume do açúcar!
    Eu troquei por adoçante e estranho muito quando colocam açúcar, mas é pouca coisa, se pensar em tudo que o contém e que mantemos no nosso cardápio né!? Bjão

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que açúcar não presta, mas confesso que devoraria esse prato de negrinhos e branquinhos (em poucos minutos!!!!).

    ResponderExcluir
  5. Eu não uso açucar em meu dia a dia, mas claro que um doce as vezes faz parte, principalmente na TPM.
    Mas que faz mal, isso é uma grande verdade, até os médicos pedem para tirarmos da nossa alimentação, minha gineco pediu, estou cada vez mais sem doce.
    bjs

    ResponderExcluir

um incetivo, um puxão de orelhas...
Obrigada pela presença!

Quer ler um post mais antigo? Pesquisa aí:

Compromisso Pessoal

Compromisso Pessoal